Biografia

Cristiano Ottoni de Menezes - foto: arquivo pessoal
Cristiano Ottoni de Menezes, 67, poeta, radialista, jornalista, carioca, morador de Copacabana, nascido e criado em Botafogo. 
Cresceu jogando bola, matando aula e mudando de escola. Fez o ginásio no São Bento e Zé Bonifácio, clássico no Santo Inácio, o que não foi fácil, chegou a estudar direito, mas saiu errando por aí. 
Nos anos 1970, meteu o pé na estrada, rodou o país de carona. Foi ator na peça “A dança da Lebre Celeste” direção de Mossa Ossa (Teatro Ipanema, RJ e Oficina, SP). Descobriu o rádio e tornou-se um louco-ator. Levou a poesia e o teatro para os microfones das emissoras em que atuou durante 37 anos. Poetas da Nuvem Cigana e outros tantos passaram por seus programas. Começou a publicar seus poemas em suplementos literários e antologias. Fez programas para região amazônica roteirizando e dramatizando o conteúdo das cartas que recebia dos ouvintes. Passou a dizer seus poemas em bares, teatros, praças, livrarias, festas e feiras literárias.  
Trabalhou em jornal, televisão e rádio, como programador musical, locutor, repórter, produtor e apresentador. Foi produtor no Circo Voador, produziu shows de bandas como Blitz, Legião Urbana, Brylho, entre outras. É autor de letras em parcerias com Cláudio Nucci, Jovi Joviniano e Perinho Santana. Escreveu e dirigiu radionovelas. Produziu e apresentou programas sobre meio ambiente e ciência & tecnologia. Apresentou programas de auditório na Rádio Nacional com o Conjunto Época de Ouro, onde recebia artistas com Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Roberto Silva, Paulo Moura, Beth Carvalho, Monarco, Nelson Sargento, Cláudio Jorge, Yamandú Costa, Hamilton de Hollanda, Joel Nascimento, entre outros, muitos outros. 
É autor de “Guardanapos“ (Editora 7 Letras – 2014). Em 2016, escreve e viaja. Em todos os sentidos. Brincou nas onze, Mantém-se inquieto e prepara novo livro.


Obra poética publicada
:: Guardanapos. 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2014.


Fortuna crítica
CORREIO Braziliense. Poeta Cristiano Menezes lança livro de poesia Guardanapos. Correio Braziliense, 16.10.2014. Disponível no link. (acessado em 11.09.2015).
FENSKE, Elfi Kürten. Cristiano Menezes - o poeta cosmopolita. in: Templo Cultural Delfos, 11.09.2015. Disponível no link. (acessado em 20.09.2015).
MPB/DCACristiano Menezes. in: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível no link. (acessado em 11.09.2015).
MENDES, André di Bernardi Batista. Universo dentro do peito. (entrevista). in: Divirta-se Uai, 13/09/2014. Disponível no link. (acessado em 11.9.2015).


Direitos Reservados © 2015 Cristiano Ottoni de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário